Medicina do trabalho é uma área da saúde que se concentra na prevenção de doenças e lesões relacionadas ao trabalho. É um ramo interdisciplinar que envolve não só medicina, mas também:
- ergonomia;
- toxicologia;
- engenharia de segurança;
- epidemiologia;nutrição;
- saúde mental;
- e aspectos legais.
Os profissionais dessa especialidade trabalham para garantir que os locais de trabalho estejam em conformidade com as leis e regulamentos relevantes e que os trabalhadores encontrem-se em condições adequadas para desempenhar suas funções.
A Medicina do Trabalho, que pode também ser chamada de Medicina Ocupacional, envolve o planejamento de programas de saúde e segurança no local de trabalho, conselhos sobre programas de treinamento, investigação de acidentes, avaliação dos riscos relacionados ao trabalho e outros assuntos relacionados.
Seu objetivo é proporcionar uma atmosfera segura no local de trabalho, bem como minimizar o número de lesões e doenças relacionadas ao trabalho.
A medicina do trabalho também se concentra em melhorar o bem-estar dos trabalhadores e reduzir o risco de acidentes no local de trabalho.
Além disso, os profissionais desta área também podem auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao ambiente ocupacional, tais como problemas respiratórios, auditivos e musculoesqueléticos.
Outra possibilidade é o auxílio na gestão do estresse laboral e na prevenção de abuso no local de trabalho. Os profissionais desta área podem fornecer orientação sobre as melhores práticas para reduzir os riscos envolvidos nas atividades laborais.
E como atuam os profissionais de medicina ocupacional?
Uma das principais funções da medicina do trabalho é a vigilância médica dos funcionários para garantir que os trabalhadores estejam saudáveis e aptos para exercer suas funções. O objetivo é detectar e prevenir problemas antes que causem danos à saúde dos colaboradores, no local de trabalho.
Os profissionais de medicina do trabalho realizam exames médicos periódicos nos funcionários e também monitoram a exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos presentes no local de trabalho.
Além dos exames admissionais e exames demissionais, que são realizados na entrada e saída de pessoas no quadro de funcionários da empresa.
Outro objetivo importante da medicina do trabalho é garantir que os funcionários recebam serviços médicos adequados quando necessário.
Esta área da saúde tem como objetivo garantir que os funcionários tenham o direcionamento correto, como por exemplo: a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), que devem ser fornecidos pela empresa contratante.
Também é responsável por implementar medidas preventivas, como fornecer aos funcionários e ensinar técnicas corretas para realizar as tarefas.
Qual a relação de Medicina Ocupacional com as empresas?
Existe uma grande relação da Medicina Ocupacional com a área de Recursos Humanos de uma empresa ou instituição. Por ser este o setor que faz a gestão das pessoas, é ele o responsável por realizar ou promover as condições de trabalho para o time.
Para isso, é preciso contratar empresas especializadas, tanto na emissão de laudos e certificações quanto à segurança do trabalho, como para os atestados de saúde dos colaboradores.
Isso pode ocorrer a partir dos exames de admissão ou demissão de um funcionário, porém eles não precisam ser feitos apenas nos períodos de entrada e saída de uma pessoa. Existem algumas áreas onde estes exames devem ser feitos com maior recorrência, mas sobre isso falaremos em outro artigo.
Confira mais sobre o assunto no vídeo abaixo:
Por hoje, a dica é: se tem dúvida sobre a saúde de seu time ou da empresa em que atua, procure seu RH. Se você é da área de Recursos Humanos e procura uma empresa para ajudar na gestão da saúde de sua equipe, entre em contato com o time de atendimento da Macromed.
Sobre a Macromed:
A Macromed é uma empresa especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina Ocupacional, Segurança do Trabalho e Treinamentos personalizados, conforme a demanda de nossos clientes.
Atuamos com:
- NR 07 – PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional; Gestão Ocupacional; PCA – Programa de Conservação Auditiva;
- NR 01 – PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos e GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
- NR 15 – Laudo de Insalubridade;
- NR 16 – Laudo de Periculosidade; INSS – LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho;
- PPR – Programa de Proteção Respiratória;
- FIT TEST – Ensaio de Vedação;
- NR 17 – Análise Ergonômica do Trabalho;
- CORPO DE BOMBEIROS – Emissão e Renovação de CLCB.
Trabalhamos com treinamentos personalizados para seu time. Consulte as opções disponíveis aqui.